O projeto Juventude S.A (Juventude Salvadora do Ambiente), que irá produzir 02 (dois) curtas-metragens a partir de capacitação em audiovisual para até 30 jovens, provenientes de famílias de baixa renda da cidade de Ponte Nova, foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), tendo sua publicação oficial sido feita no dia 28 de julho de 2023.
A iniciativa alia o trabalho de conscientização ambiental ao fazer cinematográfico, promovendo uma ampla ação, que envolve as áreas de Meio Ambiente, Educação e Cultura da cidade. Todas as atividades serão oferecidas de forma totalmente gratuita. Dentre elas, constam aulas sobre roteiro, produção, direção, filmagem, som e edição para documentário, caminhadas e palestras ecológicas, ações de plantio de mudas, processos de reciclagem, entre outras.
Após o período de instruções, os alunos irão produzir 02 (dois) filmes, que têm, como temática, o Meio Ambiente de Ponte Nova. Os filmes serão exibidos gratuitamente para a população da cidade, além de serem apresentados em escolas municipais, como forma de levantar o debate a respeito da importância da preservação ambiental.
Este projeto é uma ação da produtora cinematográfica Atlântico Filmes, que em 23 de agosto de 2022, lançou, em Belo Horizonte, o documentário “Piranga, o Herói Taciturno”, que fala sobre os desafios do Rio Piranga na recuperação da bacia do Rio Doce, após o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana.
O filme foi exibido em 18 festivais de cinema, por 11 países, tendo ganhado o prêmio de Melhor Curta-Metragem Ambiental Sittannavasal International Film Festival, na Índia, em 2022. A captação de recursos na época, obteve apoio da Bartofil Distribuidora.