Mais de mil profissionais do Programa Mais Médicos passam por módulo de acolhimento e formação desde segunda-feira, 14 de agosto, em Brasília, no Distrito Federal. Esses profissionais, que foram selecionados no primeiro edital após a retomada do programa, tem habilitação para exercício da medicina no exterior e devem passar pelo curso antes de iniciar a atuação nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.
Após esse período, os médicos serão encaminhados para 379 municípios brasileiros, sendo que mais da metade dos profissionais irá atuar na região da Amazônia Legal. Em maio deste ano, o Ministério da Saúde divulgou edital com 371 vagas para Minas Gerais, sendo 06 (seis) para Ponte Nova, 04 (quatro) para Viçosa. Os municípios de Amparo do Serra, Barra Longa, São Pedro dos Ferros, Cajuri e Ubá terão direito a 01 (uma) vaga.
Na segunda-feira, 14 de agosto, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu os 1.041 médicos em uma cerimônia que marca o início do acolhimento que acontece pelas próximas 03 (três) semanas.
O acolhimento é feito em parceria com o Ministério da Educação. Além desses profissionais, outros 4.096 médicos selecionados no edital do 28º ciclo – que ofertou 5.968 novas vagas pelo programa – já começaram a atuar nos postos de saúde. No entanto, não precisaram passar pelo treinamento já que possuem registro profissional no país. Entre os médicos que passarão pelo acolhimento, 98% são brasileiros formados em medicina no exterior