A Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) realiza a partir quinta-feira, 24 de agosto, o Congresso da Magistratura Mineira. O evento acontecerá no Centro de Artes e Convenções da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Nesta edição, o tema central é: “A Magistratura Mineira em seu Sesquicentenário: sua Histórica Missão de Pacificação e Evolução Social”.
A programação científica só termina no sábado, dia 26 de agosto, e contará com a presença de nomes ilustres em palestras especiais. Entre as palestrantes confirmadas estão a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia; a ministra Substituta do TSE, Edilene Lobo e juíza do Tribunal de Justiça da Bahia, Antônia Faleiros. Também estão entre os palestrantes: o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça, Luciano Pinto e o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini.
O Congresso da Magistratura Mineira ainda conta com outros participantes, fora do ramo da magistratura, buscando enriquecer ainda mais a programação científica. Também estarão presentes o jornalista e pesquisador, Bruno Paes Manso; o filósofo, escritor, professor e ensaísta, Luiz Felipe Pondé e o escritor e Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. Além da programação científica, o coquetel de abertura do Congresso, dia 24 de agosto, contará com show do sambista Diogo Nogueira.