A diretora da Escola Municipal Senador Miguel Lanna, Fernanda Mendes, utilizou a Tribuna Livre da reunião da Câmara de Ponte Nova para apresentar uma carta de repúdio elaborada conjuntamente com outros diretores. O documento faz referência à discussão sobre o piso salarial dos profissionais da educação, previsto em projeto de lei oriundo do Poder Executivo durante reunião da Comissão de Finanças, legislação e Justiça, em junho deste ano.
Fernanda Mendes disse que houve manifestação desrespeitosa em relação aos profissionais da educação feita pelo vereador Guto Malta (PT). Ela disse que o desrespeito feito pelo vereador foi inclusive gravado e registrado em audiência por vídeo, sendo utilizados termos e ironias que fogem ao decoro de uma Câmara Municipal e das convenções do respeito e do bom trato para com as pessoas.
Os servidores que assinaram a carta e que também estiveram presentes no Plenário João Mayrink, em 17 de agosto, solicitaram uma retratação do vereador Guto Malta (PT). Também destacaram a necessidade de políticas de valorização dos trabalhadores da educação. Guto Malta (PT), citado por Fernanda Nendes, contextualizou que o projeto de lei visava à valorização dos diretores e vice-diretores, contudo possuía problemas. Ele também se retratou perante os servidores por sua fala, dizendo que não tem compromisso com o erro.