O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou liminar do Tribunal de Justiça que mantinha no cargo o Prefeito José Márcio Gomes Osório (União Brasil), cassado pela Câmara Municipal de Urucânia, por improbidade administrativa, no dia 07 de julho, por unanimidade 9 x 0. Em seu lugar havia assumido, no dia 10 de julho, Marcus Vinícius Leal Henrique (Cidadania), conhecido politicamente conhecido por Dr. Marcola, vice-prefeito de Urucânia. Dr. Marcola retorna ao cargo por decisão da ministra Rosa Weber, em 26 de setembro.
A ministra Rosa Weber, que ainda era presidente do STF, em 26 de setembro, acatou pedido da Câmara de Urucânia e suspendeu a eficácia da liminar. Com a decisão retorna a prefeitura de Urucânia Dr. Marcola. Segundo Rosa Weber, presidente do STF, ao aplicar o entendimento dilatado acerca de impedimento de vereadores, a decisão liminar do desembargador destoa da jurisprudência consolidada deste Supremo Tribunal Federal e inibe, em flagrante transgressão à Carta Política, o exercício legítimo da competência da Câmara Municipal de Urucânia”.
Segundo informações, Marcus Vinícius Leal Henrique vai tomar posse na segunda-feira, dia 02 de outubro. O horário ainda será definido nas próximas horas. O município de Urucânia fica a 33 quilômetros de Ponte Nova, com acesso pela Rodovia MG 329. Possui quase 11 mil habitantes.