Terça-feira 21 de novembro, a Polícia Militar foi acionada por volta das 12h45min, e compareceu na Secretaria de Saúde da cidade de Acaiaca, localizada na Avenida Geraldo de Lima Rolim, bairro Nova Esperança, onde uma criança de apenas 11 meses do sexo feminino teria, a princípio, se engasgado e estaria desacordada. De acordo com o BO, no local a PM recebeu a informação que, na verdade, a criança teria sido vítima de um possível afogamento. Diante da situação o médico decidiu encaminhar a criança para o hospital Nossa Senhora das Dores.
Ainda segundo a PM, uma mulher de 27 anos, mãe da criança afirmou que estava deitada com o marido de 38 anos, mais a neném e outros filhos no quarto do casal, quando a vítima desceu da cama e deixou o quarto andando. Que não se preocupou, pois sabia que a casa estava fechada e que não haveria riscos, contudo, havia esquecido a existência de um balde em outro cômodo.
A mulher disse também que pediu sua filha de 05 cinco anos para chamar a irmã de 11 meses, mas ela não respondia aos seus chamados, tendo a filha saído para buscar a vítima que já se encontrava com a cabeça dentro do balde, desacordada e com o lábios azulados.
Os pais retiraram a criança de dentro do balde tentaram reanimá-la de todas as formas, contudo, sem sucesso. Em seguida eles acionaram a Polícia Militar e funcionários do Posto de Saúde local. No Hospital o médico de plantão confirmou o óbito a criança.
Os pais foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil, para maiores esclarecimentos dos fatos considerando pela PM a prática, em tese, do crime de abandono de incapaz. O inquérito será instaurado e o caso será investigado pela 5º Delegacia Regional de Polícia Civil de Ponte Nova.