A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e ASAV (Associação dos Servidores Administrativos da UFV) anunciam greve a partir de 11 de março, nas universidades brasileiras e nos institutos federais. O Movimento será feitos pelos servidores da carreira técnico-administrativa da Universidade Federal de Viçosa (foto).
Em ofício enviado ao reitor Demetrius David da Silva no final da semana passada, o presidente da ASAV, Evaristo Luciano Rosa, anuncia que os sindicalizados estarão em greve geral, por tempo indeterminado, a partir de hoje. A greve foi aprovada pelos sindicalizados de Viçosa em assembleia, que seguiu a orientação nacional da Fasubra. O principal motivo da greve é o avanço da terceirização que, para os sindicalistas, representa o sucateamento das universidades públicas.
Em dezembro do ano passado, o reitor da UFV, Demetrius David da Silva participou do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior, onde chamou a atenção para a necessidade de reposição, nas universidades, dos cargos efetivos extintos ou vedados de concursos públicos. Somente em 2023, conforme a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, houve na UFV 69 aposentadorias de técnicos administrativos. Nos últimos 05 (cinco) anos, 419 técnicos administrativos se aposentaram, dos quais somente 101 cargos puderam ser preenchidos.