Com mais de 1700 alunos de 57 escolas, provenientes de 26 cidades que fazem parte da Superintendência Regional de Ensino (SRE), começaram na segunda-feira, 13 de maio, com abertura, a partir de 19 horas, no Ginásio Poliesportivo Governador Hélio Garcia, do Esporte Clube Palmeirense, o JEMG/Jogos Escolares de Minas Gerais. A cerimônia teve a abertura com acendimento da Pira Olímpica pelo atleta de handebol Miguel Augusto, escolhido o melhor de MG em 2023, categoria Cadete e Melhor Pivô da Taça Sudeste de Handebol, realizada em Ponte Nova, em abril deste ano.
As partidas começaram a ser realizadas na manhã de terça-feira, 14 de maio, em 05 (cinco) praças esportivas: Ginásio Coberto (Guarapiranga); Centro Municipal de Esportes, Lazer e Cidadania (Triângulo); Ginásio do Colégio Municipal (CDI); Ginásio Poliesportivo da Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Palmeiras) e quadras esportivo do Colégio Polivalente (Bairro Jardim).
Os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) terminam neste sábado, 18 de maio, quando serão conhecidos os campeões que disputarão a fase regional no município de Ubá, entre 10 e 16 de junho de 2024. A expectativa é que passe por Ubá cerca de 04 (quatro) mil pessoas, entre atletas e professores no decorrer do evento, que garante vagas nas disputas nacionais.