...

Corpo de Bombeiros realizava ações de prevenção ás queimadas em Ponte Nova

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Entre os dias 12, 13 e 14 de agosto, o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ponte Nova, e a Secretaria do Meio Ambiente de Ponte Nova (SEMAM), ações de Prevenção às queimadas. O clima seco do inverno aumenta o risco de queimadas, em razão disso, estas ações tem como objetivo alertar a população sobre os problemas provocados pelo fogo e diminuir o número de focos de incêndio na cidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os incêndios florestais causam danos profundos e duradouros ao meio ambiente e às comunidades. Eles destroem vastas áreas de vegetação, levando à perda irreparável de biodiversidade e ao deslocamento de espécies animais, além da fumaça gerada pela queima de florestas polui o ar, agravando problemas respiratórios em seres humanos e contribuindo para o aquecimento global devido ao aumento das emissões de dióxido de carbono.

Os incêndios deixam o solo vulnerável à erosão, comprometendo a fertilidade da terra e aumentando o risco de deslizamentos. As comunidades afetadas enfrentam a destruição de propriedades, deslocamento de pessoas e graves impactos socioeconômicos. Esses eventos traumáticos também deixam marcas psicológicas profundas nos sobreviventes, evidenciando a necessidade urgente de estratégias eficazes de prevenção e recuperação.A Semana de Prevenção às queimadas teve a finalidade de informar a população sobre as causas comuns de incêndios florestais e as medidas que podem ser tomadas para preveni-los, mostrar como agir de maneira segura em caso de incêndio, incluindo a importância de seguir as orientações das autoridades e, incentivar a responsabilidade e o cuidado com a natureza, promovendo a consciência de que todos têm um papel na proteção do meio ambiente.

Foram desenvolvidas algumas atividades e palestra educativa com os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Joaquim Machado Guimarães, panfletagem nos bairros Rasa e Chácara das Flores e um treinamento de Combate a Incêndio Florestal, com servidores da SEMAM. As ações contribuíram para conscientizar os a população sobre a importância da preservação da natureza os danos causados pelas queimadas a fauna e a flora.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content