PONTE NOVA: Comunidade Quilombola do Bairro de Fátima será contemplada em programa especial do Ministério da Igualdade Racial

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O Brasil pretende lançar o programa “Quilombo das Américas” que pode beneficiar mais de 2,5 mil quilombolas na microrregião, como a comunidade quilombola Ganga Zumba, no Bairro de Fátima, em Ponte Nova, Abre Campo, em Guaraciaba, além de 05 (cinco) comunidades em Viçosa.

Aprovada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), a medida reforça o apoio à proteção fundiária, a conservação da biodiversidade. A ideia é incentivar a implementação de sistemas agrícolas tradicionais, com foco na agroecologia. O projeto pode impactar quilombolas de diferentes cidades da região, como Paula Cândido, Ponte Nova, Ubá e Amparo do Serra, que totalizam 7.638 moradores nestas comunidades.

A iniciativa entre Brasil e Colômbia também será responsável por abranger o espaço de articulação entre as populações, auxiliando na luta pela preservação das culturas. A proposta será apresentada esta semana em Cali, cidade colombiana, durante a COP-16, Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, evento internacional para garantias de ações sustentáveis ao planeta.

Segundo Paula Balduíno, diretora de Políticas para Quilombolas e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial, a convenção leva ações comuns e necessárias aos 02 (dois) países, que têm como centro e reconhecimento povos afrodescendentes na luta pela diversidade biológica.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content