Ubá: Prefeitura formalizaram o reconhecimento do Quilombo Namastê como patrimônio cultural imaterial do município

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura de Ubá e o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural (CODEMPAC) formalizaram o reconhecimento do Quilombo Namastê como patrimônio cultural imaterial do município. A decisão, aprovada pelo Conselho, foi homologada pelo Prefeito Edson Teixeira Filho por meio do Decreto Nº 7.367/2024, publicado no Diário Oficial Eletrônico em 22 de outubro de 2024.

As discussões em torno do registro como patrimônio cultural imaterial tiveram início em 2017, voltando a ganhar força em 2023 com a mobilização da Associação Quilombola Namastê. Desde então, o processo envolveu um detalhado levantamento histórico, técnico e etnográfico, realizado pela equipe técnica de Patrimônio Cultural de Ubá, que acompanhou as práticas e manifestações culturais da comunidade, reconhecendo a importância de suas celebrações e atividades religiosas.

Além de promover as tradições e saberes afro-brasileiros em Ubá, protegendo a história e a memória da comunidade quilombola, essa certificação fortalece ainda a identidade cultural do município, dá mais visibilidade às suas comunidades tradicionais e reforça a inclusão o Quilombo Namastê nas políticas de patrimônio cultural, como o Programa ICMS Cultural, ampliando as ações de preservação da cultura local.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content