“Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” foi o tema da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação foi divulgada no início da tarde de domingo dia 03 de novembro, pelo Ministério da Educação. Em Ponte Nova, mais de 3.500 candidatos realizaram o exame em algumas escolas estaduais e municipais.
Além da redação, os participantes fizeram as provas de linguagens e ciências humanas. O segundo dia de aplicação, no próximo domingo, dia 10, terá questões de matemática e ciências da natureza. Depois do tema sobre matrizes africanas no ENEM, o Brasil se prepara para comemorar o Dia da Consciência Negra, que se celebra em 20 de novembro.
Agora é oficialmente um feriado nacional. Assim, marcando uma importante conquista para a promoção da igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira. A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do movimento de resistência contra a escravidão, que simboliza a luta pela liberdade e pelos direitos dos negros no Brasil. A sanção da Lei 14.759/2023 incorporou o dia 20 de novembro ao calendário de feriados em todo o território nacional.