Professor da UFV conquista Prêmio ABDE-BID de Artigos de Desenvolvimento

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Na última segunda – feira 2 de dezembro, o professor da UFV, Mateus Neves, do Departamento de Economia Rural da UFV (DER), recebeu durante a cerimônia Sistema Nacional de Fomento (SNF): Balanço e Perspectivas, em Brasília (DF), o prêmio da 10º Edição do Prêmio ABDE-BID de Artigos de Desenvolvimento, que contemplou a categoria Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, o artigo The Impact of Credit Unions on the Development of Brazilian Municipalities.

O Prêmio ABDE-BID é promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pela Organização das Cooperativas Brasileiras, com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A cerimônia de premiação contou com as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos e da ABDE, Celso Pansera.

Através do Índice Sebrae de Desenvolvimento Local (ISDEL) como medida de desenvolvimento dos municípios brasileiros, o estudo premiado evidenciou que as cooperativas de crédito impactaram positivamente o desenvolvimento dos pequenos municípios, diferentemente dos bancos comerciais. O trabalho teve como coautores o doutor em Economia Aplicada pela UFV Marcelo Shinkoda, além dos seguintes pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais: Valéria Fully Bressan, João Romero e Gustavo Henrique Souza.

“Esse trabalho é o resultado de meses de dedicação e colaboração de um grupo de entusiastas do cooperativismo e da pesquisa pública de qualidade. Foi recompensador unir esses esforços e verificar os resultados positivos das cooperativas de crédito no desenvolvimento dos pequenos municípios brasileiros”, afirmou Mateus, agradecendo ao Sebrae, à ABDE e ao Sistema OCB pelo constante incentivo à pesquisa sobre cooperativismo no país.

Mateus Neves (centro) recebe o prêmio das mãos de representantes do Banco da Amazônia (esquerda) e Sistema OCB (direita). Créditos: Telmo Ximenes

Informações: https:UFV

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content