Com foco na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente, a Copasa colocou em operação, em 20/12, a Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) no município de Timóteo, no Vale do Aço.
Totalmente automatizada, a unidade conta com um tanque de equalização com capacidade para 120 metros cúbicos de água, uma elevatória de lodo, uma sala de preparo e dosagem de polímeros, abrigo de painéis elétricos e dois leitos de secagem. Além disso, de acordo com a Copasa, foi construída uma interligação entre o sistema de esgotamento da água utilizada na lavagem dos filtros da ETA e a UTR, por meio de uma manilha de concreto com 500 milímetros de diâmetro e extensão de 220 metros.
«A unidade realiza o tratamento dos resíduos líquidos e sólidos gerados durante a potabilização da água na ETA. A água tratada é devolvida ao rio Piracicaba, enquanto os resíduos pastosos são encaminhados a compartimentos específicos na UTR para posterior descarte adequado», explicou.
Outras cidades. Timóteo se soma agora a outros municípios atendidos pela Copasa com UTRs em operação na Unidade de Negócio Leste, como Caratinga, Coronel Fabriciano e Teófilo Otoni.