No dia 23 de janeiro Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (AMAPI) realizará a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente em um local e horário que serão confirmados.
Os municípios envolvidos são: Abre Campo, Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Dionísio, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, Teixeiras e Urucânia, Dom Silvério não irá participar pois já teve sua conferência.
O objetivo da conferência é planejar soluções para o desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Os tópicos a serem abordados incluem a inclusão de repasses do acordo de repactuação ambiental, conscientização e educação ambiental, cooperação entre municípios, definição de políticas públicas, metas e compromissos socioambientais, além de promover inovação e desenvolvimento tecnológico.
A repactuação é uma renegociação do Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado em 2016 entre o Poder Público, a Samarco e suas acionistas, Vale e BHP, após o rompimento da barragem de Fundão. Isso estabelece condições para reparação ambiental e indenização aos afetados. Os entes federados devem implementar iniciativas por meio de recursos financeiros das empresas responsáveis.