Amanheci a quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025, com um vídeo que me foi enviado pelo empresário Carlos Bartolomeu. No dispositivo de mídia digital ele mostra uma área de estacionamento do ATAC, unidade localizada na Rua João Alves de Oliveira, nº 234, Bairro Triângulo, que faz parte da Bartofil Distribuidora. Propõe parceria comigo para plantar naquele espaço cerca de 800 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas.
Confesso que não me surpreendi com esta oferta que privilegia o meio ambiente e, de tabela, pode acabar com esta ilha de calor. Este novo ambiente arborizado se somaria a uma mini reserva florestal plantada em 2014, quando eu era presidente do Codema (Conselho Municipal de Conservação e consegui as mudas em parceria com o IEF (Instituto Estadual de Florestas). Elas cresceram e medem entre 05 (cinco) e 08 (oito) metros de altura.
Carlos Bartolomeu tem a seu favor a ideia permanente de plantar árvores. Sempre fui parceiro destas atitudes consideradas inexplicáveis para algumas pessoas, principalmente as terraplanistas que não acreditam em mudanças climáticas e que os desastres ecológicos não estão relacionados com desmatamento e industrialização com emissão de gases poluentes.
É bom lembrar este clima abrasador só pode que só pode ser combatido com a liberação de oxigênio das árvores e a consequente descarbonização. No caso de Ponte Nova, a presença de pessoas como Carlos Bartolomeu e a atuação em da família Bartolomeu, que apoia os atos, mostra que a natureza não está desprotegida. Se depender do poder público, não há esperança!
Outra ideia que propus em 2023 foi o plantio e a introdução do pau-d’alho em Ponte Nova, principalmente na área de preservação do ATAC, o que fizemos em 21 de setembro de 2023, com a cessão de mudas pela Ferrari Jardinagem. A foto deste artigo mostra o plantio com Marcinho de Belim (PV), Márcio Bartholomeu, Carlos Bartolomeu e Ricardo Motta.