A aprovação dessa LOA para o ano de 2025 reflete uma grave preocupação com os cortes orçamentários previstos para as universidades federais, especialmente para a UFV (Universidade Federal de Viçosa), que enfrentará uma redução significativa de recursos em 2025.
Esse cenário pode impactar diretamente a qualidade do ensino, pesquisa, e, especialmente, a assistência estudantil, que é fundamental para muitos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O reitor Demetrius David da Silva expressa uma grande preocupação com a manutenção das atividades essenciais da universidade, como ensino e inovação, diante do orçamento já apertado e das perdas acumuladas de anos anteriores. Além disso, o aumento do custo dos contratos devido à alta nos índices de inflação, como o IGP-M e o IPCA, torna o cenário ainda mais desafiador, uma vez que esses custos são indexados a esses índices.
A situação exposta no texto mostra como os cortes podem afetar áreas cruciais da universidade, como a assistência estudantil, que já enfrenta dificuldades para atender aos alunos com maior necessidade. Isso, por sua vez, pode resultar em uma redução na capacidade da UFV de cumprir com seus compromissos, o que afetaria diretamente o serviço prestado à sociedade. É uma situação que exige um diálogo urgente com o governo federal, como o reitor sugere, para tentar reverter ou ao menos minimizar os impactos desses cortes, buscando a recomposição das perdas orçamentárias.
Informações: UFV