Servidores públicos de Juiz de Fora terão jornada de trabalho reduzida para seis horas

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A cidade de Juiz de Fora entra para a história brasileira ao reduzir a jornada de trabalho dos servidores públicos municipais para 06 (seis) horas diárias. A nova política para a jornada de trabalho, prevista na Lei Municipal nº 15.082/2025, será implantada de maneira gradual e planejada, com a previsão de alcançar a totalidade dos trabalhadores da administração municipal até o final do primeiro semestre de 2025.

A lei será aplicada para servidores efetivos que não ocupam cargos comissionados nem exercem funções gratificadas. O objetivo da medida, segundo a prefeita Margarida Salomão (PT), é valorizar os servidores, mas ao mesmo tempo garantindo mais eficiência no funcionamento da máquina pública. Margarida Salomão, que foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, disse que reduzir a escala de trabalho para o turno de 30 horas corresponde a uma demanda histórica dos sindicatos de trabalhadores municipais de Juiz de Fora.

A nova jornada passou a ser adotada desde a segunda-feira, 07 de abril, inicialmente por secretários escolares e funcionários administrativos. Esses trabalhadores passarão a cumprir um turno único de 06 (seis) horas diárias, entre 7 horas e 19 horas, nos dias úteis, com horários definidos por cada secretaria, respeitando as necessidades de cada setor e garantindo que nenhum departamento fique desassistido durante o expediente.

A partir de 1º de maio, data simbólica por ser o Dia do Trabalhador, a jornada reduzida será estendida às equipes operacionais da prefeitura de Juiz de Fora. Estão incluídos motoristas, agentes de trânsito, guardas municipais, fiscais de posturas, trabalhadores da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (EMPAV), além dos empregados e servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DEMLURB) e da secretaria municipal de Obras (Semob).

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content