Uma pesquisa realizada pelo Procon de Ubá mostra bem como o consumidor pode acabar pagando bem mais caro por um mesmo produto se não fizer uma boa pesquisa de preços. Uma variação de 76,72% no preço do vinho Pérgola é um baita exemplo de como vale a pena dar aquela olhada em mais de um supermercado antes de fechar a compra da ceia.
Outros destaques que chamam atenção:
- Azeite Borges (500 ml) com uma diferença de 63,15%, é um item que pesa no bolso se comprado no lugar mais caro.
- Bacalhau tipo Saithe, tradicional da Semana Santa, com quase 50% de variação no quilo, também é um daqueles itens que vale ficar de olho.
- E até mesmo produtos mais comuns como sardinha enlatada tiveram variação próxima de 60%.
Por outro lado, a cerveja Skol foi a mais estável, com nenhuma variação entre os supermercados — o que é raro nessa época.
A iniciativa do Procon é super válida porque promove transparência e consumo consciente, além de incentivar o público a ser mais participativo, denunciando práticas abusivas. Afinal, com essa disparidade de preços, a diferença entre uma compra planejada e uma por impulso pode ser bem significativa no orçamento.