Uma comitiva de Ponte Nova foi recebida na manhã do dia 11 de abril, em Belo Horizonte, pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Elias Donato Filho, para tratar de um importante projeto de desenvolvimento cultural, social e educacional para o município. A visita teve como objetivo conhecer os detalhes da proposta de instalação de unidades operacionais do Sesc e do Senac no prédio do antigo Hotel Glória, atualmente em processo de reforma pela Prefeitura de Ponte Nova.
A comitiva contou com a presença do presidente do Sindcomércio Ponte Nova, diretor da Fecomércio e diretor da Acip/CDL, Afonso Ribeiro, dos vereadores Rubinho Tavares, Wagner Gomides e Pastor Fabiano – que integram a Comissão de Finanças, Legislação e Justiça da Câmara Municipal –, além da secretária de Cultura e Patrimônio, Camila Monteiro, e da coordenadora de Movimentos Culturais, Thaiza Gama.
A cessão do imóvel à Fecomércio MG, por meio do Sesc e do Senac, está em tramitação na Câmara, e os vereadores analisam o Projeto de Lei quanto à sua legalidade e viabilidade. Durante o encontro, Nadim Donato, ao lado de Alberto Vieira (diretor regional do Sesc) e Joaquim Gonçalves (diretor regional do Senac), apresentou a dimensão do impacto que as novas unidades devem trazer para Ponte Nova, tanto no aspecto social quanto econômico e cultural.
A proposta prevê que a unidade do Sesc ofereça salas de reforço escolar, consultórios médicos e diversas atividades educacionais, culturais e artísticas. Já o Senac deverá ampliar de forma significativa a oferta de cursos profissionalizantes, atendendo às demandas do mercado de trabalho local e regional. Durante a reunião, Afonso Ribeiro também sugeriu a possibilidade de uma futura parceria com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponte Nova, com vistas a incluir o Sesc no fortalecimento das atividades na sede campestre da entidade.
Outro destaque do encontro foi a confirmação de que, em agosto deste ano, Ponte Nova receberá a caravana “Fecomércio na Rua”, com uma equipe de cerca de 150 profissionais. A ação contará com atividades voltadas ao comércio, atendimentos de saúde por meio das carretas do Sesc e do Senac, treinamentos e um grande show de expressão nacional Atendendo a um pedido de Afonso, Nadim Donato também se comprometeu a avaliar a possibilidade de implantação de uma escola Sesc de ensino fundamental no município, com capacidade para atender aproximadamente 300 alunos, fortalecendo ainda mais a rede educacional local.