Na semana passada (07/04), a Câmara de vereadores aprovou, por unanimidade, o Programa Escola em Tempo Integral nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Ponte Nova. A proposta do Poder Executivo, já foi sancionado pelo prefeito, Dr. Milton Irias (Avante) já está valendo por meio de lei que recebeu o número nº 4.830/2025.
A Prefeitura de Ponte Nova explica que a implantação do Programa de Educação em Tempo Integral vai beneficiar a Educação Infantil e Fundamental em, no mínimo, 20% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 10% dos alunos da Educação Básica.
O Executivo ainda justifica a necessidade da proposta por estarmos em meio a uma discussão crescente sobre a importância de ampliar o tempo dedicado ao ensino e à aprendizagem. Para a secretaria municipal de Educação essa ampliação não apenas proporciona mais oportunidades para o desenvolvimento cognitivo, mas também para o crescimento emocional e sociocultural das crianças e jovens.
O Programa Escola de Tempo Integral é um projeto do Governo Federal e tornou-se política pública nacional com a sanção da Lei 14.640/2023. O governo federal está investindo R$8 bilhões para ampliar o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
Em Ponte Nova, inicialmente será implantado em 02 (duas) escolas municipais de Ponte Nova. Uma das escolhidas é a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, no Distrito Rosário do Pontal (foto). Pontos positivos: melhoria na qualidade da educação, desenvolvimento integral do aluno; equidade; suporte às famílias; prevenção à evasão e ao abandono escolar e preparação para o mercado de trabalho.