Nesta quinta-feira, 24 de setembro de 2020, a Guarda Mirim Estrela Radiante (GMER), instituição que ampara adolescentes de ambos os sexos na idade compreendida entre 15 e 17 anos e 11 meses em Ponte Nova, completa 30 anos. A instituição já entregou ao mercado de trabalho centenas de jovens dentro de uma filosofia humanística e profissional, uma vez que os meninos e meninas são acompanhados por especialistas.
Estabelecida em sede própria na Rua Pernambuco, 77, na Vila Alvarenga, a Guarda Mirim surgiu com apoio da Polícia Militar (comandante Capitão Damasceno) que sempre prestou serviços nas instruções dos adolescentes. Historicamente sabe-se que uma delegação esteve em Caratinga, onde existia instituição similar já funcionando. Participaram da comitiva em setembro de 1990, Sebastião “50” Afonso Barbosa, Afonso Mauro “Tim” Pinho Ribeiro, Marcus Messias e o Sargento Pedrosa.
O atual presidente da GMER é o servidor público aposentado e ex-cabo do Exército, Sebastão 50. Entre os fundadores da entidade de interesse social registram-se os nomes de 02 (dois) radialistas: Geraldo Jannus e Batista da Silva. Nos anais e livros de atas também aparecem os nomes do atual assessor de comunicação da Câmara Municipal, Ronaldo Fernandes, e Olegário Lopes Neto, que atua na área de cultura da prefeitura municipal.