O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, recebeu do presidente da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Luiz Henrique Silva, uma carta de agradecimento pelo apoio prestado pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) para a viabilização de R$ 3 milhões a associações de catadores de materiais recicláveis.
A transferência dos recursos foi oficializada em cerimônia realizada no final de julho, com a presença do governador Romeu Zema. Metade do valor foi doado pela siderúrgica Gerdau, que aderiu à iniciativa a partir de tratativas intermediadas pelo MPMG. O restante do valor refere-se à atualização de pagamentos do programa Bolsa Reciclagem, programa do governo de Minas. “Não poderíamos deixar de expressar nossos agradecimentos por terem ouvido nosso grito de socorro, não medindo esforços na busca de uma alternativa para, mesmo em tempos dificílimos do ponto de vista econômico, viabilizar a doação de recursos para os empreendimentos de catadores”, diz o documento da Ancat.
Tonet lembra que, com a pandemia, os catadores perderam muito de sua fonte de renda, e, assim que a situação foi apresentada a ele pela coordenadora do Caoma, Andressa Lanchotti, foram iniciadas movimentações em torno da causa. Participaram das interlocuções exitosas Marcos Tofani, presidente do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Daniel Malard, presidente do Fundo Especial do MPMG, e a assessora do gabinete do procurador-geral de Justiça, Andréa David.