No portal do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) estão registrados 198 candidatos ao cargo de vereador de Ponte Nova provenientes de 13 partidos (Avante, DEM, MDB, Podemos, PMN, PSDB, PSB, PTB, PT, PSOL, PV, Rede e Republicanos). Não apresentaram candidatos partidos como PDT, PC do B por estarem desativados. PP, PL e PSL têm comissões provisórias, mas não lançaram candidatos. Do total de candidatos, 53 são mulheres e 01 (uma) mulher trans.
Na eleição majoritária estão registradas 06 (seis) candidaturas: André Luiz dos Santos/Olímpio “Pimpa” Guilherme Toledo; Carlos Tiago Jorge de Azevedo/Walmir Moisés; Dr. José Leopoldino (Dr. Leopoldino) da Silva/Jorge Tomáz “Chumbinho” dos Santos; Leonardo “Leo” Nascimento Moreira/Mauro (do Sindicato) Roberto do Amaral; Paulo “Paulinho” Roberto dos Santos e Wagner Mol Guimarães/ Valéria Cristina Alvarenga dos Santos (Valéria Alvarenga).
As eleições deste ano ocorrerão em turno único em Ponte Nova no dia 15 de novembro. As sessões eleitorais funcionarão de 07h até 17h, sendo na parte da manhã a prioridades os idosos e pessoas portadoras de deficiência. Os eleitores terão que usar máscaras e podem levar a própria caneta. Antes de votar terão que usar o álcool em gel que estará disponível. Se não tiver o Título de Eleitor poderá votar com Carteira de identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documento com foto.