Amanda Barbara, de 30 anos, matou Airton Borges de 23 anos no dia 26 de setembro, às 13h06, em São Pedro dos Ferros porque o homem havia roubado o celular da sua filha e tentado agredi-la. A PM recebeu uma informação de que Airton Borges, de 23 anos, conhecido pelo apelido de “Franguinho” estava sangrando, caído na Rua São Cristóvão (próximo ao local conhecido como Gradinha). Ele foi levado para o hospital local, mas como o ferimento era grave ele foi transferido para o Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HAG) em Ponte Nova.
Denúncias relataram que a autora seria Amanda Barbara da Costa Amado, de 30 anos, que foi encontrada pelos policiais militares em sua casa. Ela foi questionada pelos militares e disse que Airton Borges havia roubado um celular que pertencia à sua filha. Ao tirar satisfações com sobre o roubo do celular, este tentou agredi-la que revidou com golpes de faca.
Em contato com a médica de plantão do Hospital São José (São Pedro dos Ferros), esta disse que ele apresentava ferimento profundo no pescoço à esquerda e estava suando muito, quadro pouco cooperativo com risco iminente de vida e por isso havia sido transferido para Ponte Nova.
Os profissionais do HAG relataram que Airton Borges deu entrada na casa de saúde, sem qualquer sinal vital. Sobre a faca utilizada Amanda informou que jogou fora, não sabendo precisar o local. Ela foi presa em flagrante por homicídio e levada para a DRPC de Ponte Nova.