A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) cederá 100 mudas de árvores nativas e frutíferas para plantio em uma área de encosta na entrada do Bairro Copacabana, acima das minas de água, que em tempos de estiagem diminuem a vazão, exatamente pela falta de cobertura vegetal. A proposta surgiu em 21 de setembro (Dia da Árvore) num encontro entre o secretário Bruno do Carmo e Ricardo Motta, ambientalista e editor do Líder Notícias.
O trabalho para o plantio será coordenado pela Associação Comunitária dos Moradores e Amigos de Copacabana e Adjacências (AMACOPA), entidade presidida por Marcinho de Belim. A fábrica de Gaiolas Eldorado, de Jairo Neves, cederá mão de obra para a abertura dos berçários sob a coordenação do secretário de Esporte e Lazer da AMACOPA, Denyn Cleler Pereira. A data ainda será divulgada oportunamente, logo após o início do período de chuvas.
Entre outras propostas da AMACOPA será a implantação de um pomar coletivo urbano em uma área verde bairro, implantação de uma horta comunitária e reativação do antigo campinho de “peladas” que está sem utilização desde as chuvas de janeiro deste ano (2020) que provocou a queda do muro de arrimo que sustentava o espaço.