O Comitê de Crise, instaurado para a administração da COVID-19 em Ponte Nova, através de Diego Vieira, farmacêutico e bioquímico, membro do Comitê Municipal, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, fez hoje (09/10), nas redes sociais, um alerta sobre o crescimento de casos de Coronavírus na cidade, e recomendou as decisões do Comitê para as medidas necessárias na contenção do perigoso aumento da doença (COVID-19) em Ponte Nova.
Alertou a população que nos últimos 07 (sete) dias a cidade entrou em estado de alerta em três indicadores do coronavírus: 1- positividade dos exames; 2 – velocidade de avanço da doença; 3 – variação da taxa de incidência.
Isso significa que houve um aumento muito rápido dos números de casos da doença em Ponte Nova.
Diante dessa situação, o comitê de crise diz que é necessário que sejam tomadas algumas atitudes e recomenda que seja feito nenhum avanço das flexibilizações nesse atual momento para preservar a vida e a saúde da população.
O comitê alerta também a população para que seja evitada uma provável regressão de “onda” do Minas Consciente, programa do governo do estado do qual Ponte Nova é consorcia e que regula a administração do comércio e serviços na cidade de acordo com a contenção do avanço ou regressão da COVID-19.
Essa possível regressão de “onda” dentro do programa acarretaria o fechamento de comércios e serviços que estão em funcionamento.
O comitê de Crise pede à população que ajudem a evitar esse fechamento novamente do comércio e serviços colaborando com as medidas de prevenção definidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como: 1- o uso de máscaras; 2- higienização das mãos; 3 – distanciamento social, evitar estar em lugares com muita aglomeração de pessoas, também priorizando as saídas de casa em situações de maior necessidade.