O livro Manga Ubá é o mais novo lançamento da editora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mostra as boas práticas agrícolas para produção destinada à agroindústria. Os autores são Afonso Mota Ramos, Flávio Alencar d’Araújo Couto, Priscila de Matos Rezende, Flávia Mara Vieira Lelis, Selene Daiha Benevides e Ronaldo Perez (professores da UFV). O livro tem 64 páginas e foi escrito ainda em 2005, mas só agora houve o lançamento oficial.
No Portal da UFV encontramos esta, entre outras informações: “o propósito desta obra é oferecer aos produtores da (*) manga Ubá informações acerca de boas práticas agrícolas, ou seja, cuidados exigidos durante o plantio, colheita e pós-colheita, para que a fruta chegue com qualidade à indústria”.
São apresentadas no livro as técnicas de melhoria para o setor, que servirão de base para integração dos produtos aos sistemas de exploração agrária, permitindo que eles participem da Produção Integrada de Frutas (PIF) e da Produção Orgânica, um sistema de exploração agrária que objetiva produzir alimentos de melhor qualidade mesmo utilizando defensivos e contaminantes, porém de forma racional.
(*) O nome dessa manga é uma homenagem à cidade de Ubá, em Minas Gerais, onde ela começou a ser cultivada. A mangueira que dá origem a esse tipo é bem produtiva, rendendo mais de 1.000 (mil frutos) por ano. Bastante usada pela indústria de sucos, a manga Ubá é uma das variedades que possui altos teores de vitamina C.