A moradora ilustre da Vila Oliveira, Maria da Natividade Pires, ou simplesmente Pirá, personagem ligada à cultura popular do bairro, principalmente por sua ligação com a Escola de Samba Unidos da Vila Oliveira ou com os blocos carnavalescos Gaviões da Vila ou Pra Pirá, terá seu nome imortalizado na quadra polies-portiva do local, às margens do poluído Ribeirão Vau Açu.
No dia 15 de outubro, o Poder Executivo enviou projeto de lei para a Câmara Municipal que denomina de “Quadra Esportiva Maria da Natividade Pires – Pirá” a quadra de esportes localizada na Praça Santa Terezinha, na Vila Oliveira. A matéria será analisada pelas comissões de FLJ (Finanças, Legislação e Justiça) e SPM (Serviços Públicos Municipais).
Pirá era filha de Maria Joana Pires e José Pires, e irmã dos saudosos Antônio Pires (Cabo Preto) que foi funcionário do INSS, e João Bosco Pires (Dão), que trabalhou na empresa Garavini e foi jogador do Pontenovense e do Primeiro de Maio. Pirá faleceu em 06 de setembro deste ano(2020), 02 (dois) dias antes de completar 94 anos.