Com a divulgação ontem, 28/10, do surto de COVID-19, no Asilo Municipal de Ponte Nova, a secretaria municipal de saúde providenciou a remoção da maior parte dos 36 residentes idosos infectados para o Centro de Referência COVID-19, em Ponte Nova, e de alguns outros para o hospital Nossa Senhora das Dores, onde ficarão em observação e cuidados. Devido a contaminação pelo novo coronavírus, uma idosa residente do asilo, de 83 anos, morreu no último sábado, 24/10, em decorrência da COVID-19.
Assim que foi detectado o primeiro caso de contaminação pelo vírus, a direção do asilo começou a testagem em massa de colaboradores, funcionários e residentes.
Segundo Diego Vieira, coordenador de redes do município, o teste realizado nos colaboradores, funcionários e residentes do asilo é o RTPCR, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), considerado um teste padrão “ouro” para a detecção do vírus.
Dos 36 idosos infectados pelo novo coronavírus, apenas 01 (um) até agora manifestou os sintomas da COVID-19, e os outros permanecem em observação e assintomáticos, segundo informações do coordenador do Centro de Referência COVID-19, Dr. Cristian Guimarães.
No asilo municipal, todos os colaboradores e os 09 (nove) funcionários detectados com o vírus foram mandados pela direção da instituição para o isolamento em casa. Até as últimas informações de Juliana Gomes, secretária da assistência social, eles permanecem assintomáticos, e só continuaram trabalhando aqueles que não detectaram a infecção pelo vírus.
Os idosos que também não foram contaminados permanecem em uma área isolada do asilo sob cuidados especiais.
Veja a baixo o vídeo com Dr. Cristian Guimarães falando sobre os procedimentos que estão sendo realizados para o tratamento dos idosos do Asilo Municipal infectados pelo novo coronavírus.