Estudos apontam Ponte Nova como sede para Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR), uma Usina Termoquímica de geração de energia elétrica, a partir do aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos pelo processo de Tecnologia de Gaseificação em Leito Fluidizado. “Essa tecnologia foi avaliada considerando os quantitativos do consórcio, perspectiva de Licenciamento Ambiental e restrições legais”, informa o CIMVALPI (Consórcio Intermunicipal e Multissetorial do Vale do Piranga).
Segundo a Fundação Gorceix, que elabora o Plano Regional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), a capacidade de 300 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia. Ponte Nova produz cerca de 40 toneladas e, sendo assim, todo o lixo da região será transportado para o município para ser levado para o local adquirido pela prefeitura municipal em 2010, na Fazenda Cachoeira, localidade rural a 05 (cinco) quilômetros do Bairro Rasa.
Ambientalistas se posicionam contrariamente à ideia, uma vez que é inconveniente trazer tanto lixo para Ponte Nova diariamente, gerando desconforto nas ruas, uma vez que a falta do Anel Rodoviário completo, muitos caminhões circularão nas ruas da cidade. “É preciso ouvir a comunidade da Rasa, a que será mais prejudicada. Que já se posicionou contrariamente em 2010 em Audiência Pública sobre o mesmo tema”, diz Ricardo Motta, que era presidente do Codema na época da audiência.
O Mobilizador Social da Cooperativa dos Recicladores de Ponte Nova, Sérgio Cotta, vê com preocupação a situação que poderá prejudicar a coleta seletiva. “Inicialmente, antes de ser membro oficial do GTA (Grupo de Trabalho Ambiental) eu me posicionei contrariamente. Estou lendo o PGRS para determinar minha posição final”, disse Sérgio.
(*) A Fundação Gorceix é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, cujo objetivo básico é amparar o aluno carente da Escola de Minas de Ouro Preto. É uma entidade jurídica de direito privado, considerada de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal. Destina-se a atividades de pesquisa científica, de assistência social, de educação, de cultura e de incentivo a atividades industriais da comunidade brasileira.