Dois estudos britânicos publicados nesta semana apontam que o nível de anticorpos cai rapidamente após a infecção por Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus que provoca a COVD-19. Uma das pesquisas, feita pelo King’s College de Londres com 96 pessoas foi publicada na segunda-feira (26/ 10), depois de ser revisada por outros cientistas, em uma revista do grupo “Nature”, uma das revistas mais importantes do mundo científico.
O outro estudo, ainda não publicado e divulgado na terça-feira, 27/10, em uma versão prévia, é do Imperial College de Londres envolvendo 365 mil pessoas. Os cientistas fizeram um estudo ao longo do tempo, com as mesmas 96 pessoas, coletando soro de 65 pacientes e 31 profissionais de saúde que já haviam se recuperado da COVID-19.
As coletas foram feitas várias vezes até 94, depois do início dos sintomas. Os pesquisadores descobriram que 95% dos pacientes desenvolveram anticorpos contra a COVID-19 após o oitavo dia desde o início dos sintomas. A concentração de anticorpos decaiu, em todos os casos analisados, após um pico inicial. O tamanho desse pico dependia da gravidade da doença.