Conquista foi celebrada por profissionais do HAG onde os procedimentos são realizados
O anúncio da conquista foi através de videoconferência realizada na manhã de quarta-feira, 11 de novembro, com membros do Núcleo da Qualidade da Assistência do Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HÁ), referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, coordenação estadual de Saúde Bucal e secretaria municipal de Saúde de Ponte Nova, foi apresentado o ranking dos municípios mineiros em relação ao número de atendimentos odontológicos, por mil habitantes, às Pessoas com Necessidades Especiais usuárias do SUS.
Ponte Nova está em segundo lugar em número e qualidade de atendimento após levantamentos realizados em todo entre 2010 e 2019. A pesquisa mostra que Ponte Nova ficou abaixo apenas de Juiz de Fora. Com esta notícia, os profissionais responsáveis pelo trabalho, que é realizado no Hospital Arnaldo Gavazza Filho, os dentistas Rogério Barbosa e Geraldo Elísio Leal e o anestesista Dr. Ricardo Cotta, assim como todos que atuam direta ou indiretamente nas ações, comemoraram a conquista.
O serviço prestado é direcionado a pacientes que não têm condições de receber atendimento ambulatorial e precisam de anestesia geral, que são, em sua maioria, neurológicos, cardiopatas e diabéticos. Geral do Elísio Leal ressaltou que o reconhecimento só foi possível diante da parceria do HAG com a secretaria municipal de Saúde e a secretaria de estado de Saúde. “Temos um apoio muito grande de todos os envolvidos em questão de material, equipamentos para o trabalho, assistência técnica dentro do bloco, entre outros”, disse.
Para a superintendente executiva do HAG, Lucimar Regina Oliveira Fonseca, a união na área da saúde fortalece o serviço. “As parcerias envolvidas nos trazem uma tranquilidade para que os pacientes tenham acesso a um atendimento de qualidade. O hospital, sozinho, jamais conseguiria manter esse patamar e conquistar resultados tão expressivos”, declarou Lucimar, sendo seguida pelo Dr. Ricardo Cotta que disse: “sinto imenso orgulho em fazer parte da equipe, reforçando a alegria em receber a notícia da excelente colocação no ranking mineiro”.
Nas mídias digitais circula um vídeo gravado com a voz da jornalista apresentadora do Jornal Educar (TV Educar), Isabella Ottoni, onde se relata que são atendidos pacientes da macrorregião que incluem as microrregiões de Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu. Nas cidades são feitas as triagens na Atenção Primária (UBS) e eles são encaminhados para o HAG em Ponte Nova.