Igreja Católica cancela Romaria de Nossa Senhora das Graças

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Romaria de Urucânia atrai milhares de fiéis de Nossa Senhora das Graças

A maior festa religiosa da região do Vale do Rio Piranga, que começou nos anos 1970 em Urucânia, a Romaria de Nossa Senhora das Graças, não será realizada presencialmente este ano (2020) e nem haverá novena, mas o dia 27 de novembro será feriado naquela cidade vizinha e que fica distante de Ponte Nova apenas 25 quilômetros. A decisão foi tomada por causada pandemia do coronavírus.

A história da romaria começou em 1947, quando o Padre Antônio Ribeiro Pinto chegou a Urucânia e começou a atrair fiéis da região com o intuito de construir um Santuário dedicado à Virgem da Medalha Milagrosa, Nossa Senhora das Graças, sua santa de sua devoção. Após muitas tentativas de convencer a Arquidiocese de Mariana, a autorização para a construção do Santuário foi obtida em fins da década de 50.

Foram mobilizadas diversas pessoas para que se fosse dado início ao projeto.

Contudo, Padre Antônio não viu seu desejo se concretizar em vida, já que as obras do Santuário só foram concluídas no início da década de 70. Entretanto, Padre Antônio teve a oportunidade de abençoar a imponente imagem de Nossa Senhora das Graças que chegou à cidade em 1961, trazida do Rio de janeiro.

A imagem foi confeccionada pelo artista português Joaquim de Souza e Silva e doada para o Santuário de Urucânia por Beatriz Monteiro de Carvalho, onde se encontra até hoje, atraindo uma grande quantidade de fiéis. O Santuário foi construído em uma colina bem no centro da cidade, lugar para o qual convergem milhares de romeiros durante o ano.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content