Bruce Lee, nascido Lee Jun-fan (em chinês) no famoso Bairro Chinatow que fica na cidade americana de São Francisco (Califórnia). Foi um dos mais importantes artistas que trabalhou em Hollywood. Ele foi artista, ator, lutador de artes marciais, filósofo e cineasta. Ele nasceu de uma família de Hong Kong e de Cantão na China. É amplamente considerado por muitos comentadores, críticos, pela mídia e outros artistas marciais como um dos mais influentes artistas de artes marciais de sempre e um ícone da cultura pop do século XX.
É, muitas vezes, dado crédito a Bruce Lee por ter ajudado a mudar a maneira como os asiáticos eram apresentados nos filmes americanos. Foi introduzido na indústria cinematográfica pelo seu pai aparecendo em diversos filmes como um ator infantil. Ele foi morar com seus pais na China e retornou aos Estados Unidos com 18 anos para ter ensino superior na Universidade de Washington, onde começou a carreira de artes marciais.
Os seus filmes em Hong Kong e Hollywood elevaram os filmes tradicionais de artes marciais de Hong Kong para um novo nível de aclamação e popularidade, criando no ocidente popularidade, na década de 1970, um grande interesse nas artes marciais.
Filmes de Bruce Lee e morte
A direção e o tom dos seus filmes ram e influenciaram as artes marciais e os próprios filmes tanto Nos Estados Unidos como em Hong Kong e no resto do mundo. Bruce Lee tornou-se conhecido pelo seu papel em 05 (cinco) longas metragens: The Big Boss (1971); First of Fury (1972); Way of Dragon (1972); Enter The Dragon (1973) e The Game of Death.
Lee tornou-se uma figura incônica por todo o mundo, particularmente entre os chineses, visto que ele retratava o nacionalismo chinês nos seus filmes. Treinou a arte dowing chun e, mais tarde, combinou as suas influências de outras fontes no espírito da sua própria filosofia de artes marciais à qual chamou de jeet kune (O Caminho do Punho Interceptor).
Em 10 de Maio de 1973, Lee desmaiou no estúdio Arvest, enquanto fazia o trabalho de dublagem para o filme Operação Dragão. Ele sofreu convulsões e dores de cabeça e foi imediatamente levado para um hospital de Hong Kong onde os médicos diagnosticaram um edema cerebral. Eles foram capazes de reduzir o inchaço com aplicação de remédios.
Esses mesmos sintomas que ocorreram em seu primeiro colapso depois foram repetidos no dia da sua morte e 20 de julho de 1973. Naquela data Lee foi a Hong Kong, para um jantar com o ex-James Bond George Lazenby com quem pretendia fazer um filme. Ele trabalho até às 16h na produção do filme O Jogo da Morte. Queixou-se de dor de cabeça e adormeceu por volta das 19h30, quando morreu.