A Prefeitura de Ponte Nova, anunciou ontem (23/12), que preencheu o protocolo do Instituto Butantan de São Paulo para a compra de 26.000 (vinte e seis mil) doses da vacina Coronavac, que será produzida pelo instituto em parceria com a indústria farmacêutica chinesa Sinovac. A vacina foi desenvolvida para a imunização da doença COVID-19 causada pelo novo coronavírus.
A prefeitura pretende imunizar com as doses contra a COVID-19, pessoas com mais de 60 anos, grupos de risco (diabéticos, renais crônicos, doenças pulmonares crônicas) e profissionais de saúde do município.
Segundo fontes da prefeitura, será apenas o início da imunização da cidade que será realizado através do seu plano de contingência da COVID 19.
O prefeito Wagner Mol, que agora também é o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI), eleito na segunda-feira, 22/12, está também incentivando os prefeitos associados à instituição para efetuarem a adesão ao termo junto ao Butantã, com o objetivo de promover um bloqueio regional contra o Covid-19.
Em Viçosa, o prefeito Ângelo Chequer viajou para São Paulo e assinou o termo de compromisso para a compra, no mesmo instituto (Butantan), e para a mesma vacina (Coronavac), de doses para o programa de imunização da cidade. A assinatura do termo aconteceu ontem, 23/12.
O termo de compromisso foi assinado pelo Prefeito Ângelo Chequer, pessoalmente, na presença do diretor responsável do instituto, Luís Capelotto.
Segundo fontes da prefeitura de Viçosa, as doses deverão começar a chegar na cidade em janeiro de 2021, provavelmente uma segunda remessa em fevereiro, e uma outra bem maior a partir de maio de 2021, mas não foi divulgado quantas doses ao certo.