A cerimônia não terá presença de público, mas será transmitida ao vivo
A Câmara Municipal definiu a programação da cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeita eleitos para o mandato 2021/ 2024. A sessão solene será no dia 1º de janeiro de 2021 (sexta-feira), com início às 10h30, horário inédito (sempre foi à noite) no Plenário João Mayrink, Avenida Cristiano de Freitas Castro, nº 75- Chácara dos Vasconcellos, no CDI. O evento adotará as restrições impostas pela pandemia do coronavarírus. Cada vereador poderá vir acompanhado de apenas 01 (uma) pessoa.
Seguindo o que determina o Regimento Interno da Câmara, a solenidade começa sob a presidência do mais idoso entre os eleitos, no caso o vereador Antônio Carlos Pracatá de Sousa (MDB), que indicará um secretário ad hoc para auxiliar nos trabalhos. Depois de fazer a chamada e confirmar a autenticidade dos diplomas e declarações de bens, o presidente em exercício prestará compromisso.
Após o compromisso de posse dos vereadores, será realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021/ 2022. Os candidatos aos cargos de residente, vice-presidente e secretário da Mesa Diretora devem-se inscrever até o horário de 12 horas do dia 30 de dezembro. A votação é nominal, cargo a cargo, na ordem decrescente. E a ordem de manifestação de cada vereador é definida por sorteio.
Com a posse da Mesa Diretora, o presidente vai declarar a instalação da nova Legislatura e em seguida dar posse aos reeleitos Wagner Mol Guimarães (prefeito) e Valéria Cristina Alvarenga dos Santos (vice-prefeita) que, após apresentarem o Diploma da Justiça Eleitoral devem prestar, separadamente compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição da República e do Estado e Lei a Orgânica Municipal. Em seguida, o presidente da Câmara Municipal vai declará-los empossados e o termo de posse será assinado por eles e por todos os vereadores.