O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Rodrigues, afirmou que a corporação atuará nos 853 municípios mineiros para evitar aglomerações, neste momento de alta nos casos de COVID-19 em Minas. Rodrigues participou de entrevista coletiva na terça-feira, dia 22 de dezembro, na Cidade Administrativa (BH), conduzida pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
O coronel informou que dará apoio às equipes de fiscalização dos municípios, em casos de eventos que gerem aglomerações. Informou ainda que as viaturas devem usar os megafones para orientar, conscientizar a população e dispersar aglomerações.
Em junho deste ano, os militares de Minas Gerais receberam instruções sobre os procedimentos para abordar à distância e cobrar da população o uso das máscaras, bem como desfazer aglomerações para prevenção da COVID-19. Na prática, a ordem não funcionou e a PM não se envolveu.
Naquela data, a decisão do governador Zema determinava que a PM trabalharia para conscientização dos envolvidos no descumprimento de medidas restritivas da necessidade de se prevenir o contágio da COVID-19, sempre que possível, mantendo uma distância de 2 (dois) metros para parlamentação (conversa) e orientação.