AmaCopa e Semam debatem adoção de área verde para implantação de horta comunitária e pomar

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Tiago da Fonseca, Bruno do Carmo e Marcinho de Belim, na sede da Semam

Na sexta-feira do dia 08 de janeiro, o presidente da Associação Comunitária de Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências (AmaCopa), Marcinho de Belim, reuniu-se com o secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno do Carmo, e o Coordenador de Unidades de Conservação, Tiago Carvalho da Fonseca, na seda da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam).

Uma correspondência foi entregue por Marcinho de Belim solicitando a doação de mais 200 mudas de árvores nativas e frutíferas para a continuidade do reflorestamento de topo de morro (área de recarga) entre os bairros Copacabana, Nova Copacabana e Ipanema. No local já foram plantadas 230 mudas e a proposta é que até o final de fevereiro o número chegue a 1.000 mudas numa área de 15.000 metros quadrados.

Na ocasião, o presidente da AmaCopa entregou 240 sementes selecionadas de ipês (amarelo, branco, roxo e rosa) para produção de mudas no Viveiro do Passa-Cinco. Na mesma data, foram iniciadas as negociações para a cessão de um terreno público (área verde) entre os bairros Copacabana e Nova Copacabana, acima do antigo leito ferroviário, para implantação de uma horta comunitária e um pomar coletivo urbano.

O secretário Bruno do Carmo, que é engenheiro civil com pós-graduação em meio ambiente e Tiago da Fonseca, graduado em Gestão Ambiental, informaram que ainda no primeiro trimestre a Semam publicará edital para concessão de áreas verdes para que associações de bairros (legalizadas) possam adotá-las para finalidades ambientais e sociais, conforme determina legislação aprovada no ano passado e já sancionada pelo prefeito Wagner Mol Guimarães. A lei é de autoria do vereador (reeleito) Sérgio Ferrugem.

Área reivindicada pela AmaCopa tem mais de 03 hectares
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content