O reitor Demetrius David da Silva recebeu em 22/10, o prefeito de Viçosa Raimundo da Violeira, o secretário de Saúde Júlio César de Abreu Cotta e o secretário de Administração Luan Campos Monteiro. O principal objetivo da reunião foi alinhar a continuidade das ações de apoio ao município, principalmente na área da saúde, em função da pandemia de COVID-19.
O reitor disse que é primordial o esforço coletivo para a retomada da testagem, que está suspensa desde o fim de dezembro por falta de insumos. Como ainda não foram enviados pela secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais, a prefeitura de Viçosa se propôs a agilizar a compra dos materiais necessários para que a testagem volte a acontecer o quanto antes.
Os testes realizados pelos laboratórios da UFV estiveram entre os pontos discutidos. O reitor lembrou que o volume de testagem e a rapidez dos resultados entregues pela Universidade foram fundamentais para que a média de casos em Viçosa fosse 10 vezes menor que a média nacional e o sistema de saúde não ficasse sobrecarregado.