O novo decreto do prefeito de Ponte Nova Wagner Mol autoriza o funcionamento de bares e restaurantes, com consumo em seu interior, até 22h. É preciso observar os protocolos sanitários com a distância entre as mesas de 03 (três) metros e os proprietários terão que afixar cartaz com o número de pessoas que o estabelecimento comporta. Os bares, entre segunda-feira e quarta-feira, só poderão atender no sistema de entrega em domicílio.
Os supermercados e o comércio poderão funcionar com rodízio de CPF e número de pessoas limitado ao espaço. Fica permitida realização de eventos de música ao vivo, como máximo de 30 pessoas, com a distância entre clientes de 10 metros quadrados. Escolas continuarão fechadas e as academias têm regras flexibilizadas.
A chama da Fase 3 do Plano Minas Consciente, que acontece em meio ao início do processo de vacinação em Minas Gerais, prevê o funcionamento de todas as atividades, independente da onda, mas impõe mais restrições para garantir a segurança da população.
O objetivo das mudanças, conforme o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, não é promover a flexibilização das atividades econômicas, mas sim regulamentar o funcionamento e intensificar o controle por parte dos órgãos públicos.
A flexibilização do Minas Consciente permitirá que 79 mil empresas comecem a funcionar pela primeira vez desde o início do plano e que 308 mil trabalhadores possam trabalhar pela primeira vez desde o início das medidas restritivas da epidemia. Atualmente, as atividades essenciais correspondem a 70% dos vínculos trabalhistas.