Reclusos do anexo da Penitenciária de Ponte Nova, localizado na Rua Felisberto Leopoldo, no Gavetão (Santa Tereza) levaram para a unidade, drogas e celular. Eles voltavam de uma saída temporária. O fato ocorreu no dia 17/02 e os policiais penais receberam denúncias anônimas que delatavam os reclusos com os materiais ilícitos.
Logo após o recebimento da denúncia, policiais penais realizaram uma revista completa nas celas 09 e 10 e encontraram 45 buchas de maconha e uma porção de 46 pacotes de fumo (substância de cor preta). O material foi encontrado dentro dos colchões onde estavam os detentos Lideiel (22 anos) e Erik (21 anos). Os reclusos negaram ser os donos do material encontrado. Entretanto, Lucas (21 anos) assumiu ser dono de parte do material que, segundo ele, seria para o seu próprio consumo.
No mesmo dia 17/02, os agentes penitenciários receberam também uma denúncia de que outros presos que retornavam da saída temporária estariam levando também para a unidade materiais proibidos. Os policiais penais deram buscas nas celas 09 e 10 do anexo, onde também estavam alocados os denunciados. No momento em que o policial se aproximou da cela 09, Júnior César (33 anos), jogou pela janela 01 (um) chip da operadora Vivo e 01 (um) telefone celular. O material foi recolhido por um agente.