Onda Verde do Líder Notícias promove plantio de mudas de mexerica candongueira

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Batista da Silva, Newton Pinguelli, Zezé de Belim, Marcinho de Belim, Walter Portela (agachado), Cipriano, Ricardo Motta, Wagner Gomides, Antônio Inácio Boneca, Suellen Fisioterapeuta e Tiago Carvalho da Fonseca
Evento aconteceu no Dia Mundial da Água em parceria da Semam, PV, moradores e AmaCopa

 

Organizado pelo Líder Notícias, evento realizado no Dia Mundial da Água, 22 de março, na margem esquerda do Rio Piranga, levou à Avenida Antônio Brant Ribeiro (Vila Centenário) a vereadora Suellenn Fisioterapeuta e o vereador Wagner Gomides, ambos do Partido Verde (PV); Marcinho de Belim e Zezé de Belim, presidente e ex-presidente (respectivamente) da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências (AmaCopa); o artista plástico Antônio Inácio/Boneca e Cipriano, ambos moradores do local, o ambientalista Newton Pinguelli, o designer gráfico do Líder Notícias, Walter Portela e o radialista Batista da Silva (Rádio Montanhesa), além de Ricardo Motta, coordenador do movimento ecológico e o representante da secretaria de Meio Ambiente (Semam), Thiago Carvalho da Fonseca.

Os participantes realizaram o plantio de 05 (cinco) mudas de mexerica candongueira (fedorenta) espécie frutífera em risco de extinção. As mudas foram produzidas, desde dezembro de 2020, no Viveiro do Passa-Cinco, após a seleção da sementes por Ricardo Motta, a partir de cessão das frutas por Zezé de Belim e Marcinho de Belim. As mudas receberam tratamento especial nos bercários que foram cavados pelo morador Cipriano.

Além do esterco de gado bovino, foi colocado também adubo com 03 (três) macronutrientes: nitrogênio, fósforo e potássio, que servem para que as mudas de mexerica candongueira cresçam e se desenvolvam de maneira adequada e saudável. Os cuidados de irrigação manual e combate à formiga serão de responsabilidades dos moradores Cipriano e Gilson. Na mesma tarde, por volta das 16 h de 22 de março foram plantadas mais 02 (duas) mudas: manga-espada e solbrasil, também conhecida como armosia ou árvore de tento vermelho.

A cerimônia ecológica, com a cobertura da TV Educar (repórter Isabella Ottoni e imagens de Lúcio Flávio) e do Líder Notícias (repórter fotográfico Fernando Drumond), teve a abertura realizada pelo editor do Líder Notícias, Ricardo Motta, que falou da importância do momento, “principalmente por que plantar árvores significa produzir e preservar água”. O representante da Semam, o gestor ambiental, Thiago Carvalho da Fonseca, deu uma aula de como se faz o plantio de mudas de árvores para que elas se desenvolvam com rapidez.

A vereadora Suellen Fisioterapeuta, que plantou uma das mudas de mexerica candongueira, falou na Palavra Livre da Câmara Municipal, ainda na data de 22 de março, sobre o Dia Mundial da Água e reportou aos pares o evento ocorrido horas antes na Vila Centenário. “Agradeço ao Ricardo Motta, à Semam e ao Marcinho de Belim pelo convite que proporcionou o plantio das mudas de mexericas candongueira (em vias de extinção) na Vila Centenário e aproveito para lembrar da importância da água, principalmente pelo privilégio de termos o majestoso Rio Piranga atravessando a nossa cidade. Ele que está poluído e precisa de maiores cuidados”, disse Suellen Fisioterapeuta.

Cipriano segura muda da “candongueira” enquanto a vereadora Suellen Fisioterapeuta prepara o bercário para o plantio, tendo ao lado Ricardo Motta
Participantes, em ato carregado de simbolismo, estendem a mão para a primeira muda de mexerica candongueira plantada na Vila Centenário
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content