O escritor mineiro, nascido em 1988 e criado na Vila Oliveira (Ponte Nova), Mateus José, filho de Ana Cecília Santos (Ana de Dite) e Geraldo Diploma, tem apenas 33 anos, mas tem uma agenda cultural intensa. Acaba de lançar o seu quarto livro de poesias: Poema ou Pomar em meio ao caos. “A poesia é a linguagem em que aconteço”, frase determinante da trajetória de Mateus José.
Matheus José Mineiro, que mora no Rio de Janeiro já publicou outros 03 (três) livros. “A Cachoeira do Poema Na Fazenda do Seu Astral” (Selo Tomate Seco/ 2013), “Poemas na Galáxia Pupila” (Editora Urutau, 2016) e “Utensílios de Resiliência e Flutua-bilidade” (Editora Primata, 2017). Atualmente ele confecciona o fanzine de colagens “A Radiografia do Caos e da Calma” e entra outra novidade literária que se chama “O Recital da Urgência de Poema em Tempos de Barbárie”.
Mateus José integra a Oficina de Experimentação do Poema, é graduando no curso de Letras na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Já participou do Festival de Arte e Cultura do Vale do Mucuri/MG, da Off Flip/ Paraty/ RJ, da Mostra Poesia Agora/ Museu da Língua Portuguesa/ SP, do Festival Literário de Petrópolis/ RJ, da Amostra Grátis Norte Comum/ Sesc Tijuca/ RJ, Interferência Poética/ RJ, Poesia F.C/ Sesc Campinas/ SP, do Festival de Inverno/ São João Del-Rei/ MG. Participação em revistas e antologias impressas e digitais do Brasil e de Portugal.