Rio Casca e Teixeiras agora possuem Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Município de Rio Casca agora pode realizar acordos judiciais via Cejusc Conflitos e Cidadania

O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Newton Teixeira de Carvalho, instalou em 18 de março 06 (seis) novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) nas cidades de Rio Casca, Teixeira, Carandaí, Silvianópolis e Monte Santo de Minas. As cerimônias foram realizadas por meio de videoconferência em razão da pandemia da Covid-19.

O magistrado defendeu a importância das parcerias do TJMG com o Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), que se uniram para buscar a resolução de conflitos de forma célere e qualificada. Ele defendeu a necessidade de mudança de mentalidade voltada para o acordo, tendo como ponto de partida a lei, mas com uma interpretação mais ampla com o objetivo de se chegar ao consenso entre as partes.

Em Rio Casca, o Cejusc vai atender também os municípios de Santo Antônio do Grama e São Pedro dos Ferros, além dos distritos de Águas Férreas e Jurumirim, Na ocasião da instalação, o Juiz de Direito Marcos Paulo Coutinho, coordenador do Cejusc de Rio Casca, registrou que o acervo da comarca supera 07 (sete) mil processos e espera que, com a chegada do organismo judiciário haja tanto a diminuição de novos processos quanto a solução consensual daqueles em andamento.

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Carlos Márcio Macêdo, representando o corregedor-geral, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; a promotora de Justiça, Ana Paula Lima; o prefeito de Rio Casca, Adriano Alvarenga; o advogado Alexandre Amaranto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil; o vice-prefeito de Santo Antônio do Grama, Geraldo Udson Lemos; o vereador Roberto Ribeiro Reis e a vice-prefeita de Rio Casca, Marleyde de Paula Mucida Miranda acompanharam a solenidade virtual da implantação do Cejusc em Rio Casca.

A Juíza Isadora de Castro Silva, coordenadora do Cejusc de Teixeiras, afirmou que a iniciativa se trata de uma política inclusiva e abrangente porque dá oportunidade para o cidadão, independente do nível social, resolver seus conflitos de forma consensual.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content