O Juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Ouro Preto, Áderson Antônio de Paulo, acolheu representação da Polícia Civil e do Ministério Público e decretou a internação provisória do menor acusado de assassinar o jornalista Júlio de Paula Oliveira, 53 anos, editor e diretor do site e jornal O Inconfidente. O jornalista foi executado a facadas pelo menor e por um maior de idade em 07 de março no Parque da Cachoeira das Andorinhas, município de Ouro Preto.
O desaparecimento do jornalista Júlio de Paula foi comunicado à polícia por membro da família no início do mês de março. Após diligências, seu corpo foi encontrado no Parque da Cachoeira das Andorinhas. A faca, utilizada no assassinato, foi encontrada ao lado da vítima. De acordo com as investigações, a dupla cometeu o crime para roubar. Após o assassinato, a dupla fugiu no carro do jornalista, um Jeep Renegade vermelho, abandonado no Bairro Alto da Cruz, em Ouro Preto. Por meio da utilização de câmeras de segurança, a polícia conseguiu descobrir a identidade dos autores e prender o maior envolvido. Agora, o menor foi apreendido.
A internação provisória do menor foi decretada por 45 dias, prazo máximo previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), logo após a liberação de vaga pela subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. O menor foi encaminhado ao Centro de Internação Provisória Dom Bosco, em Belo Horizonte, enquanto se aguarda a conclusão do processo de apuração do ato infracional de roubo qualificado e ocultação de cadáver.