Um local preparado como uma “cidade fantasia”, a Transitolândia tem ruas, cruzamentos, pontes, esquinas, praças e jardins. Ela foi inaugurada em 1998, 01 (um) ano antes da criação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) em 31 de maio de 1999, que funcionou, inicialmente, em um cômodo anexo à Rodoviária Velha, na Rua Antônio Frederico Ozanam, parte baixa do Centro Histórico. A inspiração começou com o major Damas-ceno, da PM, que seria depois diretor do Demutran, instituição que sobreviveu a 05 (cinco) prefeitos, embora muito criticado.
Agora, depois de vários anos sem qualquer utilidade, a não ser acumular lixo, mato e carcaças de carros velhos, a Transitolândia começou a ganhar vida, novamente, após empenho da vereadora Suellenn Fisioterapeuta do Partido Verde (PV) que articulou seu retorno com a direção do Departamento de Edificação e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER-MG), uma vez que o espaço pertence ao órgão e fica no Bairro Guarapiranga, onde ainda existe um escritório do órgão.
A parlamentar municipal conseguiu a liberação do local para ser revitalizado com o atual diretor do DEERMG e teve apoio imediato da 21ª Cia Independente PM, comandada pelo tenentecoronel Barcelos, que designou o subcomandante capitão Emerson para coordenar o processo com a ajuda do tenente Edimar (comanda o policiamento de rua), que retornou da reserva, recentemente. Colaboradores albergados (Rogério “Milão”, Fabiano, Valdinei e Raimundo “Camburão”) que prestam serviços comunitários no Colégio Polivalente foram cedidos pela diretora Ana Regina Carvalho Castro, entusiasta do projeto liderado pela vereadora Suellenn Fisioterapeuta. O espaço será administrado pela PM que cederá monitores para ensinar crianças a entender o trânsito de uma cidade e ter as primeiras noções de direção, usando bicicletas, velocípedes e agora pensa-se em pequenos veículos motorizados. “Vou tentar apoio junto a empresários para conseguir bicicletas e veículos para crianças carentes. Penso até em solicitar apoio à rede bancária, além de também participar de doação. Precisamos disso, colocar as crianças para movimentar, com regras sanitárias por causa da pandemia. Temos pressa e esperamos deixar tudo pronto em 30 dias. Recebemos apoio do Demutran, que vai pintar as faixas e os lugares necessários”, disse a entusiasmada vereadora.
A Transitolândia funcionou entre 1998 e 2007 e voltou a ser revitalizada em 2011 durante a gestão do prefeito Joãozinho de Carvalho, mas novamente abandonada nas gestões seguintes (entre 2013 e 2020). Os primeiros monitores foram os militares Afonso, que na época era cabo e hoje é sargento da reserva, morando em Rio Doce; sargento Robert, hoje, também na reserva, morando no Vale do Aço.