Atingidos que passaram pelo processo de auto reconhecimento junto à pesquisa de Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais em Santa Cruz do Escalvado/MG começam a receber a 1ª dose da vacina contra COVID-19 em 24 de abril. Os atingidos tradicionais foram vacinados até o dia 30 de abril, conforme logística e cronograma de aplicação divulgados.
Após atuação da Assessoria Técnica Independente Centro Alternativo de Formação Rosa Fortini junto às secretarias municipais de Saúde de Rio Doce e de Santa Cruz do Escalvado, o pleito “disponibilização de vacinas para grupos tradicionais” conforme Plano Nacional de Imunizações/PNI foi atendido.
A solicitação da ampliação dos números de vacinas conforme os termos do Plano de Enfrentamento da Pandemia COVID-19 para Povos e Comunidades Tradicionais foi fundamentada nos dados do SUS dos municípios e nos Laudos Antropológicos, resultado do Estudo de Mapeamento de Povos e Comunidades Tradicionais, realizado em 2019 pela equipe do Professor Aderval Costa Filho.