A secretaria municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) vem cumprindo cronograma estabelecido por um grupo de WhatsApp do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para a recuperação de trechos de estradas rurais prejudicadas pelas últimas chuvas, ou patrolando os trechos mais irregulares para permitir o tráfego de veículos e contribuir para o escoamento dos produtos rurais.
Uma das principais preocupações dos técnicos da Sedru é sobre a questão da drenagem nas estradas, pois as águas provocam pequenas erosões nos leitos das estradas, prejudicando a mobilidade das pessoas, dos animais de carga e de veículos. Segundo a secretária municipal Aline Columbari, a implantação de um sistema de drenagem com o manejo de águas pluviais traz importantes benefícios.
Em recente entrevista ao Programa Rádio Livre, apresentado por Luciano Duarte, de 16 h até 18 h na Rádio Montanhesa AM 670 Khz, Aline destacou: “a drenagem traz melhores condições de tráfego de pessoas e veículos, favorecimento à saúde e ao meio ambiente, redução de custo de manutenção das vias, evita-se o carreamento solo para os recursos hídricos, evitando assoreamentos”.
Segundo nota publicada nas redes sociais da administração municipal, “a manutenção de estradas rurais, executada pela Prefeitura de Ponte Nova, segue com trabalho firme, dando qualidade de vida aos moradores e fácil Drenagem na zona rural garante escoamento de águas pluviais sem afetar o meio ambiente litando o escoamento da produção da agricultura familiar”. Equipes da secretaria de Desenvolvimento Rural nas últimas semanas, promoveram a manutenção da estrada rural da comunidade de Ranchos Novos e Cedro.
Em um trecho entre a comunidade de Ranchos Novos e Santo Antônio foi instalada rede de drenagem. A estrada que liga a comunidade do Cedro à comunidade de Quebra Canoa teve intervenção de patrolamento. Paralelamente a estes serviços, outras melhorias também têm sido realizadas, como a limpeza de caixas de contenção e canaletas para drenagem de enxurrada.