Uma notícia nada boa foi divulgada na semana passada: secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) verificou que a coleta seletiva em Ponte Nova teve uma queda acentuada nos meses de abril e maio. Em março, houve o auge da coleta de materiais recicláveis que é realizada pela Semam em parceria com a Coorpnova (Cooperativa de Materiais Recicláveis), que faz a separação no Centro Municipal de Triagem, localizada na Avenida Vereador João Evangelista de Almeira, no Vale Suiço II.
Implantada pela semam, com parceiros diversos que patrocinaram os contâineres de lona que são dispostos nos nos bairros e distrito de Ponte Nova, a coleta seletiva garante renda para 28 membros da Coorpnova, gerando economia e reduzindo drasticamente a produção de lixo. “Tivemos uma queda significativa do volume de coleta de recicláveis e precisamos reverter a situação. Contamos com você ponte-novense!”, diz nota da Semam, via Assessoria de Comunicação (AsCom).
A presidente da Coorpnova, Geralda “Ada” Loredo de Paula, disse que vai intensificar a educação ambiental nos bairros com a distribuição de panfletos explicativos. “Precisamos reverter à situação negativa e temos que o melhor caminho é trabalho de “formiguinha”, indo de casa em casa para orientar os moradores”, disse a dirigente da instituição que existe formalmente desde 2012.